06
Ago
Como Falar dos Pontos de Melhoria na Entrevista de Emprego
Existem perguntas que são extremamente comuns de acontecerem em entrevistas de emprego. E, apesar disso, os candidatos não se preparam adequadamente para respondê-las.

Quais são seus pontos de melhoria?
Quais são seus pontos fracos?
Quais são seus aspectos a desenvolver?
 
As três perguntas acima são variações da mesma questão. Quando o recrutador pergunta isso, ele quer saber como você reconhece e lida com suas fragilidades e limitações. Todos temos e não há problema nisso.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais.  Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores. E, é claro, reflita sobre as informações apresentadas por eles. Veja se fazem sentido para você.

Para que você tenha mais clareza, ofereço um exemplo: José sabe que se comunica bem, que sabe conversar e desenvolver o diálogo naturalmente. As pessoas costumeiramente lhe dão feedback de que ele tem facilidade em fazer-se compreender. Entretanto, ele reconhece que sente dificuldade de fazer uma apresentação de resultados em público, e de expressar o seu ponto de vista, na reunião do Setor. Para lidar com isso, ele tem se esforçado para se expor mais nas reuniões e se disponibilizado a fazer as apresentações de resultados à Gerência.

Perceba que é natural que não sejamos perfeitos, mas precisamos ter o autoconhecimento mínimo para não escorregar numa pergunta dessas. Geralmente os candidatos respondem a essa pergunta com um tímido: “é sempre difícil falar sobre si mesmo”, ou então através de qualidades disfarçadas de defeitos. Frases como “sou perfeccionista”, “ansioso”, “gosto de trabalhar demais”, são as mais ditas, não agregam em nada na entrevista, e só mostram que você sabe muito pouco sobre si mesmo.

Seja sincero. Mostrar que você conhece e reflete sobre suas próprias falhas é muito importante. Além disso, essa é a opção mais honesta e produtiva a ambas as partes, uma vez que, ao deixar claro seus pontos de melhoria e enfatizar o que está sendo feito para tratá-los, você evita que a empresa crie expectativas a seu respeito, e já saiba, de antemão, os aspectos que deverão ser desenvolvidos, no caso da sua contratação.

Dica Valiosa: A melhor forma de explorar seus pontos de melhoria é fazer um histórico de como e quando você os identificou, quais os feedbacks que você já recebeu a esse respeito, e destacar as providências que você já tomou e/ou está pensando em tomar para superar essas dificuldades. Demonstrar autoconhecimento e disposição ao aperfeiçoamento é peça-chave numa entrevista de emprego.

Comentários




Voltar